Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia em Curitiba.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E PEDAGÓGICA

Você está aqui: HomeOrientação Profissional e Pedagógica

Orientação Profissional

Orientação profissional:
Escolher nunca é fácil, principalmente coisas importantes que irão repercutir em nossas vidas por muito tempo. A profissão é uma destas escolhas, envolvem sonhos, expectativas pessoais e familiares. O medo de não correspondê-las é grande, o medo da frustração de uma escolha errada deixa a gente quase loucos. Para amenizar um pouco a angústia deste momento, existe a Orientação Profissional, que é um processo com várias etapas, cujo principal objetivo é o de facilitar o momento da escolha, auxiliando o orientando a compreender sua atual condição de vida, analisando os aspectos pessoais, familiares e sociais.
Engana-se aquele que acredita que a Orientação Profissional é dirigida apenas àqueles que ainda tem dúvida sobre que profissão escolher. Como a escolha de uma profissão depende de muitos fatores, ela não tem como característica a rigidez de uma única escolha para toda a vida, e pode ser muito útil em diversos momentos de nossa vida profissional.
Recorrer a ela pode aliviar muitos conflitos e angústias, auxiliando no processo de maturação de escolha do indivíduo, a Orientação Profissional vai fazer com que qualquer escolha que façamos seja com a segurança e confiança de quem refletiu muito e sabe exatamente o que quer.
O que é a Orientação Profissional (OP)?
Quando pensamos em OP logo nos lembramos de um monte de testes que depois de respondidos trarão como resultado a melhor opção ou algumas opções de profissão na qual teremos mais chances de nos darmos bem.

Mas, a Orientação profissional é mais que isso, a OP é um processo com várias etapas, cujo principal objetivo é o de “... facilitar o momento da escolha ao jovem auxiliando-o a compreender sua situação específica de vida, na qual estão incluídos aspectos pessoais, familiares e sociais.” (LUCCHIARI, 1993, pg.11).

Porque é um processo?
Porque compreende algumas etapas que deverão ser superadas para que se consiga alcançar a melhor escolha possível no momento. São elas: Conhecimento de si mesmo; Conhecimento das profissões; Escolha propriamente dita.

Destinada a todo aquele que deseja refletir e decidir com maturidade sobre sua carreira profissional, a Orientação Profissional pode acontecer de maneira individual ou em grupo, sendo necessário para o processo de 08 a 12 sessões.

Orientação Profissional individual: com características de uma psicoterapia, porém com o objetivo voltado para a escolha da profissão, vai permitir um maior aprofundamento no autoconhecimento do indivíduo e sua relação com o processo de escolha.

Orientação profissional em grupo: permite a utilização de técnicas mais lúdicas para facilitar o autoconhecimento e a informação profissional. É especialmente eficaz para aliviar a ansiedade de se ter que decidir sobre o próprio futuro, pois coloca num mesmo ambiente, pessoas com um mesmo conflito e uma mesma necessidade.

Orientação Pedagógica

Na instituição de ensino o aluno precisa adequar sua aprendizagem a coletividade, pois não é possível fazer uma aula que atenda as necessidades de cada um, porém as diferenças individuais existem e não podem ser ignoradas. Para isso a Orientação Pedagógica têm como objetivo priorizar a individualidade e as necessidades especifica na aprendizagem de cada aluno, organizando planos de estudos que vão auxiliar o mesmo na sua vida acadêmica. O processo de Orientação Pedagógica pode ser efetivado em 04 a 06 sessões com duração de 50 minutos cada sessão, individualmente com horário marcado de segunda a sábado no consultório. É destinado a alunos do Ensino Fundamental e Médio.