Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia em Curitiba.

PSICOLOGIA

Você está aqui: Home Psicologia

Psicologia Clínica

Criado por Kátia em Espaço Psicologia Psicóloga

O modo de vida atual e suas exigências acabam por negligenciar as pessoas enquanto um ser humano passível de emoções, com necessidades e características individuais. Porém, nossa qualidade de vida está diretamente relacionada ao nosso desempenho profissional, social e pessoal de maneira saudável e equilibrada. Diante disso, por vezes não percebemos o quanto estes relacionamentos estão comprometidos por conflitos internos que acabam influenciando de maneira significativamente negativa em nosso comportamento e acabamos presos num círculo vicioso de queixas, mal estar, desânimo, e outros conflitos. Normalmente buscando um culpado e esquecendo que o que importa é a busca de uma solução efetiva.

E é nestas situações que a Psicologia Clínica se faz presente.  É uma das especialidades da Psicologia e tem como objetivo auxiliar o individuo, seja ele criança, adolescente, adulto ou idoso, a expressar, entender e elaborar conflitos e questionamentos emocionais e  existenciais.
Para alcançar este objetivo, se estabelece uma relação de ajuda entre o profissional psicólogo e o individuo que busca ser ajudado, criando um vínculo que irá permitir ao cliente realizar os insights necessários à elaboração daquilo que deseja, eliminando com isso as questões impeditivas de um bom desempenho emocional em sua vivência ou convivência pessoal, familiar, profissional e social

Ao psicólogo cabe o papel de intermediar esta autorreflexão e o enfrentamento da situação de conflito, bem como auxiliar e orientar na busca da melhor solução. Não existem respostas prontas ou padronizadas para um determinado problema, mas sim, uma pessoa com uma história de vida e particularidades únicas que está com um problema que necessita ser resolvido.

Pode buscar o auxilio de um profissional, não somente as pessoas que convivem com problemas de fundo emocional e/ou comportamental, como também aquelas que não percebem alguma dificuldade necessariamente, mas desejam realizar um processo de autoconhecimento. O mais importante, porém, no momento de decidir buscar o auxílio de um profissional da psicologia está na aceitação desta necessidade e no real desejo de ser ajudado.

O prognóstico normalmente é de um processo de médio a longo prazo, porém dependendo do objetivo que se deseja alcançar, o processo terapêutico pode apresentar resultados satisfatórios em pouco tempo. O comprometimento de quem busca este auxílio também é fator determinante no tempo de duração.
Normalmente o processo psicoterapêutico se efetiva com a frequência de uma sessão semanal com duração de 50 minutos cada uma. Dependendo da necessidade e da urgência do objetivo almejado, a frequência e o tempo de duração podem ser modificados.  Pode acontecer de maneira individual ou em grupo, porém nosso foco está no atendimento individual.
Enfim, quem busca o auxílio do profissional psicólogo encontrará um espaço onde será ouvido, compreendido e aceito, independente de valores, religião ou crenças.